150 anos da Guerra do Paraguai: Professor do IFMT Pontes e Lacerda é convidado a palestrar em congresso internacional.

0

O professor doutor Leonan Lauro Nunes da Silva, do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste, palestrará no “Congreso Virtual La lucha por La Memoria. A 150 Años de La Guerra de La Triple Alianza”, que começará nesta segunda-feira (27), com a organização baseada na Universidade Nacional de Assunção, no Paraguai. O evento tratará de várias dimensões da Guerra com o Paraguai, mostrando o vigor dos estudos sobre a temática e será realizado por ocasião dos 150 anos do término do conflito (1870). A transmissão acontecerá por meio do perfil no Facebook da Dirección de Investigación y la Carrera de Historia de la Facultad de Filosofía-UNA. As inscrições poderão ser realizadas pelo link: https://forms.gle/ ZNZSR5ac1apfgC328gratuitamente, e haverá certificação.

Leonan falará nesta terça-feira (28), na primeira mesa, que ocorrerá das 15h às 17h. “Fui convidado para fazer uma apresentação oral (conferência)de 30 minutos sobre a tese de doutorado, defendida em março. A fala estará inserida em uma mesa temática intitulada ‘Aspectos políticos, sociais e econômicos da Guerra’. Minha fala terá o seguinte título: ‘Tristán Roca Suárez e Sua Atuação na Guerra Grande – Ecos do Labor Intelectual de um Desterrado’ (1865-1868)”.

O professor ainda destacou a importância da temática do evento. “Independentemente da minha participação, creio ser uma boa oportunidade de envolver os alunos. Além de ser um conteúdo importante, normalmente presente no ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio e em vestibulares. A inscrição é gratuita”.

Apoiam ainda o congresso a Secretaría Nacional de Cultura, Comisión del Sesquicentenario de la Epopeya Nacional, Dirección General de Extensión Universitaria de la UNA, o Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía de la Universidad de Buenos Aires (FILO-UBA), o Instituto Interdisciplinario de Estudios e Investigación de América Latina, o programa radial Paraguay Eterno e o Núcleo de Estudio del Pensamiento Social Paraguayo.

Compartilhar

Deixe uma resposta