1º Curso de Formação de Instrutores do Estado de Mato Grosso pelo centro de Treinamento de Minas Gerais.

0

Foi realizada na última sexta-feira(30.11) a solenidade de Formatura do D.A.R.E./Proerd onde após passarem por um processo de seleção e curso intensivo de 80 horas-aula com profissionais das mais diversas áreas como mentores do D.A.R.E/Proerd, promotores, psicólogo, pedagogo, toxicologista, entre outros, saíram capacitados 27 novos instrutores do – Programa Educacional de Resistência às Drogas e também nesta oportunidade foram certificados 90 adolescentes da Escola Estadual Presidente Médice, que passaram pelo currículo do 7º ano do Proerd “Caindo da REAL”, jovens que tiveram a oportunidade de receber o curso através de uma parceria aplicado pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso e o TRT- Tribunal Regional do Trabalho.

Todos formandos neste programa estão aptos para o desafio de ampliar as atividades de prevenção primária às drogas e a violência no Estado de Mato Grosso,onde inclusive formou uma equipe de policiais do GEFRON para atuar na região de fronteira do Estado, bem como num intercambio com outros Estados formou policiais militares do Estado do Paraná fortalecendo também aquela região fronteiriça (Bolívia/Paraguai/Argentina) do nosso país numa ação conjunta, levando a seus alunos a importância da prevenção primária para garantir um futuro melhor e mais seguro para nossas crianças.

Para tal capacitação o Estado de Mato Grosso pôde contar com policiais do Centro de Treinamento da Polícia Militar de Minas Gerais – Tenente Aline-facilitadora do curso e Sgt Kerlston-pedagogo que vieram compor a equipe de facilitação da Coordenação Estadual do Proerd da PMMT : Sgt Célio, Sgt Rita, Sgt Ana Paula, Sgt Juliana, Sgt Mariano, Cb Costa Campos, Cb Luciane, Cb Zeni, Sd Leopoldo, onde com muito comprometimento e profissionalismo desempenharam seu papel conforme relatou o corpo discente.

Fizeram presente no evento de encerramento:

1) O Exmo. Sr Juiz ngelo Cestari. – Juiz auxiliar da presidência do TRT
2) O Excelentíssimo Sr.- Batilde Abdala – Representando o Conselho sobre Drogas do Tribunal de Justiça –
3) O Excelentíssimo Sr. Gustavo Garcia – Secretario de Segurança Publica do Estado de Mato Grosso
4) Sr. Cel PM Marcos Vieira da Cunha Cmt Geral da Policia Militar do Estado de MT
5) Sr. Cel PM Jacques Lopes da Cunha – Ex-Coordenador Estadual do D.A.R.E./Proerd
6) Sr. Ten. Cel PM Darwin Salgado Germano Coordenador Estadual do D.A.R.E./Proerd
7) O Ilmo Sr Dr. Verão – Conselheiro Estadual de Políticas Sobre drogas – Representante da OAB do Conselho
8) O Ilmo Sr. Vereador- Sgt Joelson
9) Sra. Professora Patrícia – Diretora da Escola Estadual Presidente Médice.

O Proerd- Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência vem somar com as escolas e a comunidade com orientação e conscientização, sendo uma atividade educacional preventiva, é mais um fator de proteção desenvolvido pela Policia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da paz e a construção de uma sociedade mais saudável , feliz e principalmente mais segura.

O Instituto Nacional de Estudo sobre Abuso de Drogas – NIDA, um dos maiores centros de pesquisa sobre álcool e drogas do mundo, referenda o D.A.R.E./Proerd como sendo um dos mais eficazes modelos de prevenção às drogas.

O programa tem um material de apoio (livro do estudante), para crianças e adolescentes abordam fatos sobre algumas drogas, riscos e consequência, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões para o uso de drogas, técnicas de autocontrole para se afastar da violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da auto-estima, tomada de decisão responsável, resistência ao Bullying e valorização à vida.

Durante o curso aprenderão maneiras através das quais poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o seu bem-estar. O curso é encerrado com a formatura e entrega dos certificados.

Os que se fizeram presentes puderam ouvir a fala das autoridades Secretario de Segurança Publica – Gustavo Garcia e Cmt Geral da PMMT – Coronel Marcos Vieira da Cunha, o Coordenador Estadual do Programa -Ten Cel Darwin, relembrando que Mato Grosso até este ano que completou 18 anos de existência, tem ultrapassado a casa de 320.000 (mil) crianças, adolescentes e pais já formadas pelo D.A.R.E./Proerd. Somando mais de 4.000.000 (milhões) de atendimentos diretos realizados.

Bem como em sua fala agradeceu aos parceiros como: 1º Cmdo Regional, Cmdo Especializado, Diretor da ACADEPOL, OAB, Secretaria de Educação e Presidente do TRT, e ressaltou a importância da união dos parceiros de forma a trabalhar numa ação conjunta no âmbito da prevenção primária que é uma ação muito mais barata e eficiente fazendo alusão à pesquisa que aponta a eficiência do programa em 98% que objetiva evitar e retardar o uso de drogas. Os presentes puderam ouvir uma homenagem musical feita pelos alunos da banda de música da Escola Militar Tiradentes o orador da turma que em agradecimento falou em nome dos policiais formados, bem como presenciar a leitura de uma redação e o JURAMENTO / COMPROMISSO DOS ALUNOS ADOLESCENTES perante seus familiares e a sociedade ali representada.

Compartilhar

Deixe uma resposta