Apoena promove jantar em homenagem à imprensa.

0

II Encontro com a Imprensa reuniu cerca de 40 convidados e contou com apresentações sobre os resultados e planos da empresa

 Aproximadamente 40 profissionais das emissoras de TV e rádio, jornal e veículos online participaram do II Encontro com a Imprensa promovido pela Apoena ontem (11/6/2018), no restaurante Pleno Sabor. O evento tem como objetivo homenagear os comunicadores pelo Dia da Imprensa, celebrado em 1 de junho, e mantê-los informados sobre os resultados e planos da companhia.

Na ocasião, os convidados tiveram acesso a dados como geração de emprego e renda, recolhimento de impostos, desenvolvimento socioeconômico, mercado do ouro e programas de responsabilidade social, segurança, saúde e meio ambiente. Esta edição trouxe ainda uma novidade, o lançamento da nova marca da empresa.

“A logomarca atual traz elementos que reforçam a origem e a realidade da mineradora. A Apoena é uma empresa brasileira, com proprietário e presidente brasileiros. Em verde e amarelo, a nova marca é composta pela ilustração de uma serra, que simboliza a importância da mineração para o desenvolvimento da região. Mais do que uma mudança visual, é um novo posicionamento, que representa as raízes da Apoena e o plano de crescer com o Mato Grosso”, ressalta Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena.

A Apoena tem investido fortemente em pesquisa mineral para prolongar sua permanência na região. As perspectivas do mercado do ouro são positivas e contribuem para isso. “A classe média em expansão na China e na Índia, aliada a um crescimento econômico mais amplo, terá um impacto significativo sobre a demanda de ouro. A posição do ouro como material preferencial nos setores de energia, serviços de saúde e tecnologia deverá continuar e evoluir ao longo das próximas décadas”, enfatizou Sergio Castanho, Vice-Presidente de Gente e Gestão da companhia.

Para a imprensa local, o encontro tem a função de reforçar a transparência da empresa e estreitar o relacionamento com sua equipe. “Além de ser um reconhecimento de nosso trabalho e uma homenagem à nossa profissão, o II Encontro com a Imprensa foi como uma imersão na Apoena, no setor de mineração. Tivemos a oportunidade de saber mais sobre as atividades e programas da empresa, esclarecer todas as dúvidas e interagir com os seus gestores”, disse Sandro Rodrigues de Lima, do site A Voz do Vale.

Além do jantar e presente em homenagem a eles, os comunicadores foram convidados a visitar a unidade Ernesto, localizada em Pontes e Lacerda. Por meio do programa Mina Aberta, o público conhecerá os processos produtivos e terão acesso aos resultados obtidos pela mineradora no primeiro semestre de 2018. A edição especial para a imprensa está prevista para agosto.

“Há uma necessidade muito grande de informar a comunidade com números, dados, que são incontestáveis. Iniciativas como esta são extremamente estratégicas e contribuem para que tenhamos uma gama significativa de informações para repassar ao nosso público”, afirmou Antonio Luiz Neto, diretor da Rádio Conti.

Destaques do II Encontro com a Imprensa:

Recursos Humanos

A equipe da Apoena é composta por mais de 900 profissionais, entre empregados diretos e colaboradores. Cerca de 85% deles são da região. Em 2017, a empresa gerou aproximadamente 300 empregos. A companhia também promove anualmente os programas Jovem Aprendiz e de estágio.

Anualmente, são injetados na economia local em torno de R$ 24 milhões provenientes dos salários pagos aos profissionais da Apoena e das empresas contratadas, como VL Moretto e Dinex. O montante representa mais compras e contratação de serviços na região.

Desenvolvimento Socioeconômico

Em 2017, a Apoena pagou R$ 2,6 milhões de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e R$ 1,7 milhão de Compensação Financeira pela Exploração de

Recursos Minerais (CFEM).

Além destes valores, há os recursos destinados à aquisição de produtos e serviços, em torno de R$ 44 milhões no ano passado. A prioridade é comprar em Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade para, desta forma, impulsionar a economia da região.

Meio Ambiente

Minimizar os impactos e contribuir para a preservação do meio ambiente estão entre as prioridades da Apoena. Educação ambientalprodução e doação de mudas,gestão de resíduos (reciclagem e co-processamento) e recuperação de áreas com espécies nativas fazem parte das atividades que tornam a empresa cada vez mais sustentável. Resultados obtidos em 2017:

  • Produção de 22 mil mudas;
  • Recuperação de 60 hectares com espécies nativas;
  • Reciclagem e co-processamento de 120 toneladas de resíduos.

Responsabilidade Social

Neste ano, cerca de 2 mil alunos da rede municipal terão aulas de empreendedorismo por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), uma iniciativa do Sebrae. Em Pontes e LacerdaPorto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade, o JEPP conta com o apoio da Apoena para a sua implementação. A empresa forneceu, em abril e maio deste ano, os materiais que serão necessários para a realização da feira de negócios, última etapa do programa.

Sobre a Apoena

A Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio das unidades São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião.

Roseli Rodrigues

Compartilhar

Deixe uma resposta