Apoena promove simulado de evacuação para a comunidade do entorno da Barragem EPP.

1

Treinamento prático contou com a participação de autoridades, imprensa e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar e Agência Nacional de Mineração.

Pontes e Lacerda (MT), 15 de maio de 2019 – Nesta tarde, um simulado de evacuação para a comunidade do entorno à jusante da Barragem EPP, localizada na unidade Ernesto da Apoena, mobilizou autoridades, imprensa e equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Miliar e Agência Nacional de Mineração (ANM). Os procedimentos que constam no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) foram atendidos em sua totalidade, no menor tempo possível. Esta foi a primeira ação do tipo realizada por uma empresa de mineração no Mato Grosso.

“Um dos objetivos da atividade é atender a um requisito legal. Outra finalidade é buscar a excelência no atendimento de emergência. Vale ressaltar que a probabilidade de isso ocorrer é muito baixa, em função dos rígidos controles e dos cuidados adotados. As barragens da Apoena são muito diferentes daquelas de Mariana e Brumadinho. Localização (à jusante), volume, método construtivo, tipo de material armazenado e ausência de povoados ou instalações da empresa no entorno. Enfim, tudo distinto. Ficamos satisfeitos com o resultado do treinamento prático”, ressalta Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena.

Entre os participantes da capacitação estavam os vereadores Sérgio Luiz Pereira Junior e Jodeilson Rogério Barros de Souza, o assessor do Presidente da Câmara Municipal de Pontes e Lacerda, o assessor do Deputado Estadual Valmir Moretto, o Coronel Edgar Mauricio Monteiro e o Ten Cel Clevison do 12º Comando Regional da PM, a Bombeira Militar Indiara de Oliveira e Silva, Robert Tuneca da Defesa Civil de Pontes e Lacerda, três profissionais da Agência Nacional de Mineração e quatro da Defesa Civil do Mato Grosso, além de seis representantes da imprensa local.

O vereador Rogério avaliou o simulado: “Comunicação eficaz, equipe engajada, estrutura adequada. E o resultado disso é a população do entorno (seis pessoas) e o meio ambiente em segurança, em caso de uma eventualidade. É muito importante a realização de simulados. Todos ganham com esta prática. Agradeço a todos os envolvidos. O resultado foi acima do esperado”.

Sobre a Apoena

A Apoena iniciou suas atividades no Mato Grosso com a aquisição das unidades São Francisco e São Vicente em 2010. Hoje, atua na região por meio das unidades São Francisco, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade, e Ernesto/Pau-a-Pique, que fica em Pontes e Lacerda e Porto Esperidião. A empresa está focada no crescimento responsável e sustentável e o faz por meio dos mais rígidos padrões de segurança e meio ambiente, atuando sempre de uma maneira socialmente responsável.

Prêmios e reconhecimentos:

  • Brasil Mineral – Empresa do Ano do Setor Mineral – Categoria: Metais Preciosos (2018);
  • ACEPL – Destaque Empresarial – Categoria: Empresário do Ano (2018);
  • APAE – Destaque Social (2016 e 2018).

Roseli Rodrigues/Consultora em Comunicação e Comunidades

Compartilhar

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta