DIA 01 NOVEMBRO INICIO DA PIRACEMA 2015/2016

9

esqueceu o n

A partir do mês de novembro começa o Período Defeso a Piracema, movimento dos peixes em cardumes rio acima pra se acasalarem e reproduzirem. A palavra Piracema é de origem indígena: pira=peixe e cema=subida.

Devido ao longo período de estiagem, a grande diminuição de volume de águas nos Rios vai haver maior empenho dos Órgãos de fiscalização, uma vez que o baixo volume de água facilita ainda mais a captura dos peixes durante a subida para desova.

Os governos Federal e Estadual instituem durante a Piracema o período de Defeso para rios e águas continentais (cada bacia hidrográfica possui legislação específica). Os período de defeso inicia                   1º de novembro, na bacia Araguaia-Tocantins, e a partir do dia 5 do mesmo mês, na bacia Amazônica. Em ambas, a pesca será permitida novamente a partir do dia 29 de fevereiro do ano subsequente. A prática da pesca em desacordo com a legislação, interfere em todo o processo de perpetuação das espécies e renovação dos estoques, que será sentido na diminuição do tamanho dos peixes e na quantidade disponível para à pesca nos anos subsequentes. Por isso é tão importante a proteção dos peixes na época da Piracema.

KIHARA LOGO

mail.google.com

Compartilhar

9 COMENTÁRIOS

  1. você filmando este peixe pequeno gastando dinheiro quanto usina hidrelétrica chtp teles pires
    esta matando tomelada peixe como piraiba pirara jau matrincha e ai o que você vou fazer?

  2. A pesca esportiva na modalidade pesque e solte é sim permitida nos RESERVATÓRIOS desde respeitem as devidas normas e não transporte o peixe.

  3. E isso porque o povo não tem consciência.
    Esse tipo de lei so atrapalha aquele pescador de bem que pesca para relaxar pois os pilantras que pescam com rede tarrafa fazendo pesca predatória não vão parar por essa lei de pescar

Deixe uma resposta