Em primeiro encontro municipal, Programa União Faz a Vida apresenta experiência de casal que abandonou a rotina para compartilhar bons exemplos.

0

Os caçadores de bons exemplos já viajaram o país atrás de projetos sociais que fazem a diferença na vida dos brasileiros.

Valorizar o relacionamento entre as pessoas e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, são alguns dos objetivos do programa A União Faz a Vida que realizou, na segunda quinzena de maio, os primeiros encontros municipais em Comodoro, Pontes e Lacerda e Araputanga, respectivamente.

Os encontros aconteceram com a presença do casal Eduardo e Iara Xavier. Eles abandonaram a rotina diária e viajam pelo Brasil caçando e compartilhando bons exemplos com objetivo de multiplicar estas ações que fazem a diferença na comunidade.

Em Comodoro o encontro aconteceu no dia 23 de maio, em Pontes e Lacerda no dia 24 e finalizou em Araputanga na sexta-feira, dia 25. Os três eventos, que foram os primeiros Encontros Municipais do Programa A União Faz a Vida, contaram com a presença da dupla que percorre as estradas do país.

Eduardo e Iara contaram a trajetória do casal, os desafios e alguns dos bons exemplos já registrados durante a jornada. Aliás, as histórias resultaram no livro “Caçadores de bons: em busca de brasileiros que fazem a diferença.” No best-seller, lançado em 2016, Iara Xavier conta com detalhes diversos casos que valem a pena serem compartilhados.

Os Encontros foram uma forma de celebração pela efetivação de mais um ano de atividade nos municípios envolvendo toda rede de compromisso que é composta pelo Sicredi, Secretarias de Educação, Instituições privadas, Assessorias Pedagógicas e parceiros. “O Programa A União faz a Vida precisa ser celebrado pois ele movimenta a educação, movimenta a escola e com esse movimento criamos uma educação mais atrativa e eficaz na sala de aula, assim atingimos um dos nossos objetivos que é melhorar a educação e consequentemente a melhoria da qualidade de vida das nossas comunidades.” Ressalta o Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi, Eber Ostemberg.

Para a secretária de educação de Araputanga, Lindinalva Andrade, “no primeiro ano de projeto eram apenas 7 projetos e hoje, no quarto ano, já são mais de 70 atividades sendo desenvolvidas. Inclusive, a logomarca da Secretaria de Educação foi criada através de um dos projetos do Programa. É muito importante esta ação em conjunto entre a Secretaria e o Sicredi”.

O Programa A União Faz a Vida é realizado em três municípios da nossa região: Araputanga, Comodoro e Pontes e Lacerda. São mais de 4500 alunos sendo atendidos diretamente e cerca de 150 profissionais da educação.

De acordo com o presidente interino da Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre, Eduardo Francisco Duarte Ferreira, “isso acontece, pois, o Sicredi tem feito um importante trabalho com a comunidade, compartilhando e levando novas experiências. A ideia é estender este trabalho do Programa para todos os municípios onde atuamos.” Finaliza.

Sobre a cooperativa 

A cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre atende 17 cidades em Mato Grosso e todos os 22 municípios no Acre. Possui 16 agências, sendo 14 em solo mato-grossense e duas no território acreano, somando cerca de 30 mil associados. No ano passado atingiu R$ 23 milhões em resultados, sendo que cerca de R$ 3,8 milhões foram distribuídos aos associados diretamente na conta corrente.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,7 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 21 estados*, com mais de 1.500 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

O Sicredi Centro Norte, composto pelos estados de Mato Grosso, Rondônia, Pará e Acre, tem cerca de 376 mil associados, com 168 agências em 134 municípios.

Renan Gomides

Compartilhar

Deixe uma resposta