Mais de 260 mil eleitores têm títulos cancelados e não poderão votar nas eleições municipais em MT.

0
Mais de 264 mil eleitores tiveram títulos cancelados e não poderão votar nas eleições municipais de 2020 em MT — Foto: Divulgação/Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), 53% dos títulos cancelados são da Região Metropolitana de Cuiabá.

Mais de 260 mil eleitores não regularizaram o cadastro eleitoral e não poderão votar nas eleições municipais 2020. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), 53% dos títulos cancelados são da Região Metropolitana de Cuiabá.

Na capital, foram 97,8 mil eleitores que não fizeram a regularização, que corresponde a 36% do total. Em Várzea Grande foram 44,5 mil, que corresponde a 16%.

O Tribunal Superior Eleitoral publicou uma resolução no dia 17 de abril, que retirou o status de cancelado dos eleitores de 53 municípios no estado que tiveram seu processo de revisão do eleitorado concluído no ano de 2019 e 2020. Veja a lista dos municípios no fim da matéria.

Esta não é a situação de vários outros municípios, como Cuiabá e Várzea Grande, que concluíram suas revisões em março de 2018. São eleitores que tiveram até o dia 06 de maio para buscarem regularizar a situação e mesmo assim não o fizeram. Por causa disso, não poderão votar.

Mesmo nos 53 municípios contemplados pela resolução, somente os títulos cancelados por não comparecimento na revisão do eleitorado serão reativados provisoriamente. Neste caso, eles voltam a ficar com status de cancelado após a eleição.

Quem teve seu título cancelado por outro motivo, como o não comparecimento às urnas por três pleitos consecutivos, segue com o título cancelado e não poderá votar.

Compartilhar

Deixe uma resposta