Programa Educação Empreendedora da Apoena alcança 2,5 mil estudantes em três municípios

0

Alunos de escolas públicas promovem as Feiras de Negócios e do Empreendedor em Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Pontes e Lacerda (MT), 7 de novembro de 2019 – Neste mês, serão realizadas as Feiras de Negócios e do Empreendedor, etapa prática do Programa Educação Empreendedora da Apoena. Por meio das metodologias Jovem Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), ministrada nas escolas municipais (ensino fundamental), e Despertar, implementada nas escolas estaduais (ensino médio), cerca de 2,5 mil crianças e adolescentes terão a oportunidade de comercializar os produtos e soluções desenvolvidos durante o ano letivo. As instituições de ensino abrirão as portas para a comunidade e empresas. Para a população do entorno, haverá praça de alimentação, itens de decoração, acessórios, brinquedos e artesanato. Já para os empresários, estarão disponíveis ideias e soluções desenvolvidas com base na consultoria prestada pelos estudantes nas companhias, durante a atividade de campo.

Este é o segundo ano do programa e da parceria da mineradora com o Sebrae, criador das metodologias, e as Secretarias de Educação de Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vila Bela da Santíssima Trindade. O apoio da Apoena consiste no fornecimento dos materiais necessários para a implementação do Despertar e a realização da Feira de Negócios do JEPP.

”A pesquisa Global Entrepreneurship Monitor identificou que o Brasil ocupa a 56ª posição em uma lista de 65 países quando se trata de educação empreendedora. Isso significa que a maioria das crianças e jovens brasileiros não aprendem sobre empreendedorismo nas escolas. Pensando neste cenário, a Apoena decidiu inovar: Investiu na educação empreendedora, levando-a para as zonas urbana e rural, na fronteira Brasil-Bolívia”, destaca Jorge Camargo, Gerente-Geral da Apoena.

Nas Escolas Estaduais 14 de Fevereiro, em Pontes e Lacerda, e 13 de Maio, em Porto Esperidião, está em desenvolvimento a metodologia Despertar. “Este programa tem como objetivo estimular o empreendedorismo no ensino médio, transmitindo-lhes uma visão de mundo abrangente, para que possam identificar suas potencialidades e descobrir novas oportunidades. A metodologia proporciona que os estudantes sejam estimulados a despertar para uma visão ampla do empreendedorismo, que engloba a cooperação, a cidadania e a ética. Ao final, espera-se que eles estejam mais proativos e comprometidos com o seu desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional”, explica Helber Serrou, gerente da Agência Sebrae de Cáceres.

Já em Vila Bela da Santíssima Trindade, são beneficiadas pelo Jovens Empreendedores Primeiros Passos mais de 40 turmas, do 1º ao 9º ano, compostas por aproximadamente 800 crianças e adolescentes das zonas urbana e rural. Entre as escolas participantes estão a Guaporé, Itijucal, Duque de Caxias, Vale do Guaporé e Dom Antônio Rolim de Moura.

“Percebemos que precisaríamos de parceiros para expandir o trabalho. Recomendo aos municípios a aderirem às parcerias, principalmente se o objetivo é levar projetos para a zona rural. Agradeço ao Sebrae e à Apoena pelo apoio. Tenho certeza que daqui sairão grandes empreendedores”, enfatiza Maria Gorette Rodrigues de Almeida Nantes, Secretária de Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Agenda

Vila Bela da Santíssima Trindade – JEPP – Feira de Negócios

  • 8/11 – 13h – Escola Municipal Dom Antônio Rolim de Moura – Comunidade Seringal
  • 8/11 – 13h – Escola Municipal Duque de Caxias – Comunidade Palmarito
  • 21/11 – 13h – Escola Municipal Guaporé – Comunidade Arrozal
  • 22/11 – 13h – Escola Municipal Vale do Guaporé – Comunidade Ritinha
  • 22/11 – 16h – Escola Municipal Itijucal – Comunidade Ricardo Franco

Pontes e Lacerda – Despertar – Feira do Empreendedor

  • 13/11 – 19h – Escola Estadual 14 de Fevereiro – Avenida Bom Jesus, 447, Centro

Porto Esperidião – Despertar – Feira do Empreendedor

  • A definir – Escola Estadual 13 de Maio – Rua Ramão Lara Franco, 46, Parque das Américas

Alcance

Instituição Programa Quantidade de alunos
Escola Estadual 14 de Fevereiro Despertar 1.191
Escolas Municipais de VBST JEPP 800
Escola Estadual 13 de Maio Despertar 429
Total 2.420

Compartilhar