SENAR-MT completa 24 anos em 2017 e comemora com os Sindicatos Rurais.

0

BANNER-MATERIA

Em 24 anos, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) colecionou centenas de histórias de transformação de vida, de conquistas e de desafios. Este ano, alguns presidentes de Sindicatos Rurais contam episódios, desta história, que ajudaram a construir ao longo destes anos.

Egresso do SENAR-MT, o presidente do Sindicato Rural de Brasnorte, Aldo Telles Júnior comemora o aniversário com a inauguração do Núcleo Avançado de Treinamento (Nac), no município. “Teremos uma condição melhor de atender o participante. Este núcleo, além de valorizar o trabalho realizado pelo Sindicato, fortalece a parceria com a instituição”.15801691_920073531456802_2085899419_n

Até o fim de 2017 está prevista a inauguração de outras cinco unidades, totalizando assim 13 instaladas em Mato Grosso. Além de Brasnorte, os municípios de Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína e Comodoro também já contam com o Núcleo Avançado de Capacitação.

Júnior fez um treinamento de classificação de grãos. “Sempre indico para todo mundo, tanto pela qualidade quanto pelo conteúdo”. O presidente  enfatiza que além dos “parabéns” pelo aniversário, ele ainda agradece o trabalho realizado pelo SENAR-MT em Brasnorte.

Ouvir estas histórias é fazer uma viagem de volta ao passado. O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Terra Nova do Norte, José Almir Silva conta que fez um dossiê com as histórias do SENAR-MT em sua região. “São tantas que se não registrarmos, acabam se perdendo”, enfatiza.

José Almir, como é chamado, ressalta que o SENAR-MT prestou um relevante trabalho à sociedade mato-grossense e, especialmente ao povo de Terra Nova do Norte. “Em parceria com a instituição, já conseguimos treinar mais de três mil pessoas para atuar em vários setores do agronegócio, incluindo a agroindústria”.

Mais de 980 mil pessoas foram de uma forma, ou de outra, beneficiadas com as ações educacionais do SENAR-MT nestes 24 anos. Só em 2016, esse número passou de 120 mil pessoas.  O SENAR-MT está presente em 90 Sindicatos Rurais, 11 escritórios regionais e, assim  contando também com a parceria das prefeituras e de outras instituições chega aos 141 municípios mato-grossenses.

Na opinião do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Alto Garças, José Milton Breintenbach a atuação da instituição na área social é muito importante. Ele menciona os programas especiais de Inclusão Digital, Mutirão Rural, Cine Senar, Filhos no Campo e Equoterapia.  Somente em 2016 foram mais de 88 mil pessoas contempladas em 1.060 eventos.

Mais que a área social, José Milton aponta a importância da instituição na qualificação e capacitação para os profissionais que atuam no setor de máquinas e implementos agrícolas.  “Quero parabenizar o SENAR-MT pela atuação e pelo apoio que tem dado ao setor do agronegócio. Com a evolução da tecnologia em geral, se não fosse o SENAR-MT não sei o que seria de nós produtores rurais. É a instituição que qualifica com qualidade e gratuitamente”, enfatiza.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 90 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no FacebookInstagramLinkedinYoutube e no nosso Blog.

IMG-20161114-WA0002

16807147_1378398132251489_4253847301333992600_n

 

Compartilhar

Deixe uma resposta