Sicredi Noroeste MT e Acre comemora 30 anos fazendo a diferença na região.

0

Além das soluções financeiras, a Cooperativa contribui com o desenvolvimento das comunidades.

Fundada em 29 de janeiro de 1989, a Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre iniciou suas atividades em Araputanga com 23 sócios fundadores, ainda com o nome de Cooperativa de Crédito Rural do Noroeste de Mato Grosso – Credinoroeste. A Cooperativa nasceu para apoiar pequenos produtores rurais da região. A Credinoroeste filiou-se ao Sistema de Crédito Cooperativo, o Sicredi, e em 1997 passando a se chamar Sicredi Noroeste MT.

Em 2009, os associados aprovaram a mudança da nomenclatura para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Noroeste de MT. No ano de 2015, novamente com aprovação dos sócios e do Banco Central, a Cooperativa começou as atividades de expansão para o Estado do Acre. Em 2016, em Assembleia Geral Extraordinária, foi aprovada a alteração da nomenclatura para Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados do Noroeste de MT e Acre.

No ano de 2017, foram inauguradas as primeiras agências no Estado do Acre. Neste ano também houve mudança no nome passando a se chamar Cooperativa de Crédito, Poupança e Investimento de Associados do Noroeste de Mato Grosso e Acre.

Quando a Cooperativa completa 30 anos, está com mais de 31 mil associados, agências em 17 cidades e autorização para atuação em 37, contando com os municípios do Acre, sendo que temos em funcionamento 17 agências, com previsão de abertura da segunda agência em Pontes e Lacerda e mais duas em solo acreano. O patrimônio líquido passou de cerca de 106 milhões reais em 2017 para mais 131 milhões em 2018, um aumento de 23%. O Resultado da Cooperativa – ultrapassou 31 milhões de reais em 2018. No ano passado, a Cooperativa liberou 565 milhões de reais em 2018 operações de crédito, um crescimento de 36% em relação ao ano anterior, contribuindo para o crescimento dos associados e das comunidades onde está presente.

A Noroeste MT e Acre oferece soluções financeiras para agregar renda aos associados e fomentar o desenvolvimento das pessoas, dos negócios e das regiões. Exemplos dessa preocupação com a comunidade são os programas sociais: A União Faz a Vida, Educação Financeira, Oficina do Futuro, Pertencer e Crescer.

Iniciado na Cooperativa no ano de 2014, o Programa A União Faz a Vida ultrapassou cinco mil crianças atendidas. As atividades envolvem mais de 350 educadores em quase 30 instituições e cerca de 213 projetos foram desenvolvidos em três municípios: Araputanga, Comodoro e Pontes e Lacerda. A metodologia do Programa é inovadora e valoriza a cooperação e a cidadania. Além disso, as atividades trabalham a formação continuada, valorização e reconhecimento dos profissionais da educação. O Programa Crescer, que atua na educação de colaboradores, associados e não associados, atendeu mais de 7 mil pessoas oferecendo formação sobre cooperativismo, governança cooperativa e educação financeira. O número ultrapassa os 20% da base de associados da Cooperativa.

Como parte das comemorações, que vão durar o ano inteiro, a Cooperativa lança em 29 de janeiro a Campanha Promocional Juntos Há 30 anos que sorteará 01 veículo Honda HRV, 17 motos Honda Fan e 30 mil reais em Poupança Sicredi. Os prêmios totalizam mais de 270 mil reais e os sorteios acontecerão no dia 03 de julho deste ano, de acordo com a extração da Loteria Federal. Outra forma de comemoração é a série Sicredi Noroeste MT e Acre, há 30 anos fazendo a diferença na região, que contará como o Sicredi tem apoiado no desenvolvimento de suas atividades e para o crescimento da região. Além disso, também será inaugurada a primeira agência da Cooperativa em Indiavaí.

Para o presidente da Cooperativa Sicredi Noroeste MT e Acre, Eduardo Ferreira, comemorar 30 anos é motivo de orgulho pelas conquistas desta trajetória e mostra a solidez do cooperativismo como modelo de organização econômica da sociedade. “Nada disso seria possível construir se, lá no início, os primeiros associados não tivessem apostado nesse Sistema Cooperativo que hoje é sólido e forte em nosso País. Temos orgulho em poder contribuir para o desenvolvimento das pessoas, dos negócios e das comunidades”.

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos 3,8 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.600 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros. Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

 Renan Gomides

Compartilhar

Deixe uma resposta