Sicredi promove formação para Coordenadores de Núcleo.

0

A formação visa promover reflexões sobre o cooperativismo e a sua importância para a comunidade.

Uma cooperativa é a junção de pessoas com os mesmos propósitos, que buscam suprir as necessidades econômicas e sociais. Deste modo, a cooperativa de crédito é uma organização econômica da sociedade e sua gestão é democráticaO cooperativismo não visa lucros, os direitos e deveres de todos são iguais e o resultado alcançado é repartido entre os associados, na mesma proporção de suas operações e serviços realizados.

Para garantir o sucesso e a perenidade de uma cooperativa, é fundamental a participação dos associados na sua gestão e no seu desenvolvimento. Acompanhar e fiscalizar as ações dos gestores, seja por meio da participação em reuniões e assembleias, seja por meio da atuação dos conselheiros de Administração e Fiscal e dos coordenadores de núcleo eleitos pelos associados, faz parte das boas práticas de governança, constituindo-se um direito e um dever do associado.

Deste modo, é interessante que todos conheçam a essência do cooperativismo e como funciona uma cooperativa. Para tanto, será realizado a partir do dia 16 de junho o primeiro módulo de formação de coordenadores, com o tema “A essência do Cooperativismo: governança cooperativa”, conforme programação abaixo.

 Data Cidade da Realização Coordenadores de
16/06 Conquista D’Oeste Comodoro, Conquista e Nova Lacerda
23/06 Jauru Vale de São Domingos, Jauru, e Figueirópolis
07/07 Araputanga Araputanga, Reserva do Cabaçal e São José dos Quatro Marcos
21/07 Rio Branco – MT Salto do Céu, Rio Branco – MT e Lambari D’Oeste
18/08 Rio Branco – AC Rio Branco – AC e Acrelândia – AC
25/08 Vila Bela Ss. Trindade Pontes e Lacerda e Vila Bela Ss. Trindade

Neste primeiro módulo, espera-se promover e oportunizar que os Coordenadores de Núcleo da Sicredi Noroeste MT e Acre possam ser capacitados e estimulados a pensar sobre novos caminhos e ideias no processo de alinhamento das estratégias e da gestão das cooperativas.

“Queremos colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um, contribuindo para a promoção de uma visão real e integral e, portanto, mais sustentável.” destaca o assessor de desenvolvimento do cooperativismo da Sicredi Noroeste MT e Acre, Eber Ostemberg.

Os coordenadores de núcleo foram eleitos pelos associados durante o processo assemblear deste ano. Para o presidente interino da Cooperativa, Eduardo Ferreira, quanto mais capacitados os associados estiverem, melhor será a gestão da Cooperativa. “Queremos reforçar e promover os princípios do cooperativismo para que nossos coordenadores de núcleo possam contribuir para a melhoria da nossa cooperativa. Queremos fazer uma gestão compartilhada, para que juntos possamos ter bons resultados”.

Renan Gomides

Compartilhar

Deixe uma resposta