Workshops em Pontes e Lacerda e Cáceres vão debater o clima e a redução das emissões de gases do efeito estufa

0

anigif

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e parceiros realizam nesta semana a última rodada de workshops do Plano ABC. O ciclo começou na noite de segunda-feira (25.04) em Cuiabá. Nesta rodada, a equipe irá se dividir em duas para atender diversos municípios simultaneamente, seguindo para Pontes e Lacerda e Chapada dos Guimarães, nesta terça-feira (26), Cáceres e Jaciara, na quarta-feira (27), e Poconé, na quinta-feira (28). A capacitação será realizada nos dias 03 e 04 de maio, em Cuiabá.
Não é necessário se inscrever para os workshops, que funcionam como um chamamento para que os produtores rurais, projetistas e técnicos sejam instigados sobre como funciona o Plano ABC.
 
“A demanda pelos workshops foi muito grande, por isso nesta última rodada nossa equipe se dividiu para que possamos atender um número maior de municípios”, explica o secretário adjunto de Agricultura da Sedec, Alexandre Possebon.
 
Já as inscrições para a capacitação estão abertas e seguem até o dia 02 de maio ou até serem preenchidas todas as vagas, que são limitadas. A participação é gratuita.  O público-alvo da capacitação são projetistas e técnicos e o objetivo é orientar sobre como elaborar o projeto técnico para acessar os recursos do Plano ABC.
O interessado deve se inscrever pelo site  www.sistemafamato.org.br. Mais informações pelo (65) 3928-4416. 
 
A programação em Cuiabá será realizada em dois dias, incluindo uma visita técnica a uma propriedade da região. As orientações são repassadas por técnicos da Embrapa, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e Banco do Brasil.
 
Nos eventos serão abordados os seguintes temas: Recuperação de Pastagens Degradadas, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e Sistemas Agroflorestais (SAFs), Sistema Plantio Direto (SPD), Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN), Florestas Plantadas, Tratamento de Dejetos Animais e Adaptação às Mudanças Climáticas.
 
O Plano ABC é uma política pública que apresenta o detalhamento das ações de mitigação e adaptação às mudanças do clima para o setor agropecuário. O plano tem como meta reduzir as emissões de gases do efeito estufa (GEE).
 
Rodadas
 
Os ciclos de workshops e capacitação do Plano ABC estão sendo realizados desde janeiro e já atraíram mais de 600 participantes nas regiões Sul, Leste, Norte, Noroeste e Oeste do Estado.
 
A Sedec conta com a parceria da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf), Famato, Senar, Acrimat, Acrismat, Aprosoja, Banco do Brasil, Arefloresta, Superintendência Federal de Agricultura (SFA-MT/Mapa) e da Embrapa Agrossilvipastoril.
 
Programação
 
26.04 – Terça-feira 
– Pontes e Lacerda
19h30 no Sindicato Rural

– Chapada dos Guimarães
18h30 no Sindicato Rural 
 
27.04 – Quarta-feira
– Jaciara
19h30 – Sindicato Rural

– Cáceres
19h30 – Sindicato Rural
 
28.04 – Quinta-feira
– Poconé
19h30 – Sesc Cap
 
Capacitação 
03 e 04 de maio – Cuiabá
08h às 12h e das 14h às 18h
Auditório do Edifício Cloves Vetoratto (Edifício da Aprosoja e Ampa)

anigif

Compartilhar

Deixe uma resposta