Águas Pontes e Lacerda recebe novo equipamento para testes de qualidade da água distribuída na rede pública.

0

Em uma fábrica, cada setor e processo de produção são primordiais e refletem na qualidade do produto final. Com a água que chega à sua torneira, não é diferente. Diariamente, a Águas Pontes e Lacerda segue rigorosamente um conjunto de ações e processos que resultam na água de qualidade e pronta para beber, distribuída pela rede pública. Para tanto, além da rotina dos procedimentos, é necessário investimentos em tecnologia visando a manutenção e, inclusive, a otimização dos recursos disponíveis.

Foi priorizando a manutenção da qualidade da água que a Iguá Mato Grosso, controladora da Águas Pontes e Lacerda e outras quatro operações no interior do Estado, investiu na modernização de seus laboratórios de controle de qualidade da água tratada. A ação, que somou o investimento de R$ 102 mil na compra de equipamentos com tecnologia de ponta, visa o aprimoramento e a otimização dos testes realizados diariamente em cada uma das operações.

“Somos cientes da importância da água tratada na vida da comunidade. Por isso, seguimos um rígido controle para comprovar a qualidade do nosso produto. Há alguns meses estudamos o aprimoramento de cada laboratório e, logo após, viabilizamos as compras de equipamentos. Estimamos que ainda este mês, esses equipamentos estejam instalados e operando”, destaca o diretor operacional da Iguá MT, Andre Silva.

Conforme disciplinam a Portaria de Consolidação 5/2017, do Ministério da Saúde, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal. Tudo dentro do padrão de potabilidade, sem riscos à saúde. Seguindo à risca essas normas, a Águas Pontes e Lacerda efetuou 7474 testes, em 2018. As amostras foram coletadas junto à Estação de Tratamento de Água e ao longo da rede de distribuição, para assim, serem disponibilizadas a testes de caráter físico, químico e bacteriológico.

Pouco mais de 6953 das análises foram realizadas nos laboratórios da companhia, certificados e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários para o atestado de qualidade. Com o investimento, a unidade passa a contar com novo equipamento de medição, o que garante maior segurança e confiabilidade das aferições.

Sobre a Águas Pontes e Lacerda –  A Águas Pontes e Lacerda começou a operar no município em 2017  e tem a responsabilidade de atender a uma população de 36 mil pessoas. O alcance de nossa prestação de serviços nos coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento no Brasil. A Águas Pontes e Lacerda faz parte da Iguá Saneamento, companhia que atende cerca de 6,6 milhões de clientes e está presente em cinco estados brasileiros, por meio de 18 operações.

Sobre a Iguá – A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

Compartilhar

Deixe uma resposta