Com presença de governador, Unemat inaugura Centro de Pesquisa em Pontes e Lacerda.

0

banner 2 para materia

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) inaugurou hoje (8) o Centro de Pesquisa do Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda. O governador Pedro Taques esteve presente, ao lado de demais autoridades estaduais e municipais.

“A Unemat é um patrimônio de Mato Grosso”, defendeu o governador Pedro Taques. “Eu entendo que a Universidade precisa de investimentos, e este laboratório é importantíssimo não só para a pesquisa, como para o futuro de nosso Estado”.

Fruto de convênio firmado entre a Unemat e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) para a construção de Centro de Pesquisas na Universidade, visando melhoria no desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, principalmente para o curso de Zootecnia, contribuindo assim para desenvolvimento do setor agropecuário regional e estadual. A obra foi licitada e teve a ordem de serviço emitida em novembro de 2015.

“Agora teremos estruturas físicas adequadas para atender as demandas de ensino, pesquisa e extensão” explica o diretor político-pedagógico e financeira do Câmpus de Pontes e Lacerda, professor Eurico de Sousa. “Até então, todas as estruturas que tínhamos eram adaptadas, não concebidas para serem laboratórios, então agora temos uma estrutura feita exclusivamente para este objetivo”, disse o diretor.

A obra é uma construção de 600 metros quadrados, feita com recursos de R$ 578.094 da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e recursos de R$ 205.082,77 da Unemat. O Centro abriga duas salas de aulas, uma de 40 e outra de 80 metros quadrados, um laboratório de informática e três laboratórios específicos para o curso de Bacharelado em Zootecnia: Laboratório de Nutrição Animal, Laboratório de Biologia e Laboratório Multidisiplinar, além de estruturas específicas para processamento de amostras e armazenamento de reagentes químicos.

“O centro de pesquisa é fundamental porque nós tínhamos vários projetos de pesquisa em andamento, já com a capacidade de captação de recursos para a aquisição de equipamentos, porém não podíamos executar porque não tínhamos onde instalar estes equipamentos”, disse a reitora da Unemat, Ana Maria di Renzo. “O centro vai viabilizar e oportunizar de fato que os projetos conseguidos pelos nossos professores possam agora serem executados e implementados e atender a comunidade externa”, afirmou a reitora.

Além do governador e da reitora, estiveram presentes na inauguração o vice-governador, Carlos Fávaro; o presidente da Fapemat, Antonio Carlos Maximo; o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Domingos Sávio; os deputados estaduais Leonardo Albuquerque e Wancley Carvalho; o deputado federal Xuxu Dal Molin; o prefeito Alcino Barcelos; o diretor administrativo do Câmpus de Pontes e Lacerda, Mérik Rocha Silva; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodrigo Bruno Zanin; de Planejamento e Tecnologia da Informação, Francisco Lledo dos Santos; de Assuntos Estudantis, Celso Fanaia Teixeira; e de Administração, Valter Gustavo Danzer.

Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda

O Campus Universitário da Unemat em Pontes e Lacerda foi instalado no ano de 1992, inicialmente sendo oferecido o curso de Licenciatura Plena em Letras. Posteriormente, iniciaram as atividades os cursos de Bacharelado em Direito e Bacharelado em Zootecnia. Hoje, o Câmpus oferece 120 vagas semestralmente em cursos regulares presenciais. A comunidade acadêmica da Unemat em Pontes e Lacerda é composta por cerca de 600 alunos, 63 docentes e 23 profissionais técnicos.

Nataniel Zanferrari

Foto por: Deivid S. Fontes
Foto por: Deivid S. Fontes
Foto por: Deivid S. Fontes

daf45a20-5bbf-405b-9ef8-9eee6358a701

16508190_1369416319816337_6474414645929400038_n

Compartilhar

Deixe uma resposta