Implosão de galerias do garimpo em Pontes e Lacerda deve ocorrer nesta sexta-feira 13.

0

Empresa especializada foi contratada para destruir túneis e buracos.

A implosão de galerias, túneis e buracos abertos durante a extração ilegal de ouro na Serra da Borda, em Pontes e Lacerda, cidade a 483 km de Cuiabá, está prevista para ocorrer nesta sexta-feira (13).

Segundo a Polícia Federal, uma empresa especializada foi contratada para implodir os túneis e demais áreas abertas pelos garimpeiros durante o período em que a Serra da Borda foi explorada.

Além de destruir as galerias, a PF diz que é necessário a implosão para evitar que as pessoas voltem a invadir a área ou até mesmo para diminuir riscos de desmoronamento na região.

Segundo o delegado da PF, Jesse James de Freitas, o acesso ao local da implosão será restrito para apenas as pessoas envolvidas na operação. A segurança será reforçada, inclusive, o fluxo de veículos nas estradas próximas será controlado. A expectativa é que até o início da tarde a operação seja finalizada.

Dias antes da implosão, uma equipe composta por servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) fez perícias ambientais na área explorada pelos garimpeiros.

Conforme a PF, os policiais (federal, militar, civil e rodoviária) que integram a operação de desocupação devem fazer um revezamento para fiscalizar e patrulhar o local até que a área seja monitorada por policiais da Força Nacional, evitando novas invasões.

4

Panfleto OK 3

Compartilhar

Deixe uma resposta