Indea encontra animais contrabandeados da Bolívia e bovinos são sacrificados na fronteira

0

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) informa que nessa terça-feira (29-06), durante fiscalização na região de Porto Esperidião, fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, foi abordado um veículo que entrou em território brasileiro transportando bovinos provenientes de uma fazenda boliviana, sem a documentação legal dos animais.

Durante a abordagem técnica foi constatado o contrabando de 17 bovinos, que foram submetidos ao sacrifício sanitário por falta de certificação em saúde animal e protocolo de comércio internacional.

A medida tomada, de sacrifício sanitário, tem amparo legal que permite ao Indea, como órgão oficial, agir com celeridade, no sentido de proteger o patrimônio pecuário estadual, que ocupa o primeiro lugar no “ranking” nacional de bovinos de corte, com uma população bovina de 31 milhões de cabeças.

O Indea lembra ainda que movimentações dessa natureza colocam em risco à saúde animal praticada no território mato-grossense e, ignoram a legislação brasileira que respalda o “status sanitário” do país. Protocolos multidisciplinares esses que somam quatro décadas de esforço empreendido para tornar Mato Grosso referência internacional na saúde bovina.

Fonte: Assessoria | Sedec-MT

 

Compartilhar

Deixe uma resposta