MPF manda Justiça fechar garimpo ilegal em Pontes e Lacerda usando Polícias e Exército.

10
????????????????????????????????????

Na ação protocolada hoje, o MPF também pede que a Justiça Federal determine, com o suporte das Polícias Federal e Militar, além do Exército o fim de toda atividade de extração de ouro.

O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso emitiu nota, no fim da tarde desta terça-feira (13), informando que já pediu a retirada das pessoas que estão em um garimpo ilegal, localizado na Serra do Caldeirão, no municípío de Pontes e Lacerda – área que em poucos dias ficou conhecida como “Serra Pelada de Mato Grosso”. Na ação protocolada hoje, o MPF também pede que a Justiça Federal determine, com o suporte das Polícias Federal e Militar, além do Exército o fim de toda atividade de extração de ouro.

Somente a Justiça e o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) podem ‘barrar’ a extração das pepitas de ouro, de 400 gramas a até 1 quilo, que segundo informações oficiais estão brotando na região.

Há alguns dias, a cidade de Pontes e Lacerda, no oeste de Mato Grosso, recebe milhares de pessoas interessadas no ouro encontrado em uma propriedade a cerca de 30 km da cidade. O interesse foi despertado por divulgações feitas pelas redes sociais.

Para o Ministério Público Federal em Cáceres, a extração de ouro desenvolvida por centenas de pessoas é ilegal, não há autorização ou licença para lavra emitida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Os recursos minerais são bens da União, conforme determina o inciso IX do artigo 20 da Constituição da República. A extração sem a devida autorização do órgão fiscalizador constitui dano ao patrimônio brasileiro.

A Polícia Federal já encaminhou agentes ao local. As Polícias Civil e Militar de Pontes e Lacerda também acompanham o caso. O delegado Gilson Silveira afirma que já foram feitas detenções de pessoas com quantidades pequenas supostamente de ouro e isso configura crime de extração ilegal.

A ação civil pública tramita na Justiça Federal em Cáceres e deve ser analisada nos próximos dias. (Com assessoria).

Rafael de Souza

PANFLETO_Matecnorte_OUTUBRO_2015-horz

Oficina central materia

ReporterMT

Compartilhar

10 COMENTÁRIOS

  1. GOVERNO DE MATO GROSSO SE FOR POSIVEL LEGALIZE ESTE GARINPO E DEIXE AS PESSOAS TRABALHAREN MAS COM RESTRISAO SO A DE PONTES E LASERDA OMAS OBRIGADA

  2. O Garimpo é ilegal e necessita Que a policia federal venha inteRferir na sittuaÇão. Ouro que esta ajudando muitas familias.

    tem mesmo que interferir o garimpo, pois essa é da população q trabalha e luta, pra sustentar os politicos coruptoS do nosso país. estão afuNdanDo o nosso Brasil. Porque não vão para brasilia, lá sim tem bandidos precisando de ser retirados da área que eles invadiram. É uma vergonha o desrespeito com a população.

  3. deixa o povo ser feliz, vai INTERDITAR a petrobras, porto de cuba, BNDES, etc. etc. porque que tem que vir INCOMODAR com os pobres que lutam pela SOBREVIVÊNCIA, enquanto os POLÍTICOS estão afundando o pais dia após dia.

  4. neste pais o povo não tem direito a nada mesmo, ter que deixar essa riqueza encontrada nas mãos do governo é pra acabar….com certeza acaba nas mãos de alguns poderosos.

    • E dificil viver no brasil de qualquer forma memso, se estao trabalhando honestamente nao pode, por causa de um pedacinho de terra que nao da 10 alqueires, enquanto milhares de terras sao desmatadas por fazendeiros e nao fazem nada, se e da uniao nao e do povo? prece que o governo quer e que o povo vire refem nas maos de alguns, ou acabem presos em cadeias miseraveis, pois nao tem onde tirar o sustento pra suas familias, bando de ipócritas, deixem o povo trabalhar e melhorar de vida. SOU A FAVOR DO GARIMPO.

  5. VERDADE ADEMIR HENARES….DUVIDEODÓ SE NÃO IRÁ FICAR ALGUEM MAMANDO OS OUROS DA SERRA….COMO NO COMEÇO HOUVE UMAS PRISÕES DESNECESSÁRIAS ONDE MUITOS ESTAVAM MAMANDO ,HOUVE MUITA ABORDAGEM COM ESTORÇÃO,POIS SE OUVE UM ZUM ZUM ZUM DANADO DE PESSOAS QUE RECEBEU ALTISSIMAS PORCENTAGEM….ATÉ A TERRA QUE MUITOS COITADOS TRAZIAM ESTAVAM TOMANDO …UMA VERGONHA ESSAS PODRIQUEIRAS…..

  6. Infelizmente no Brasil é assim mesmo grandes empreiteiras Nandão no subsolo brasileiro agora temos que esperar e investigar quem são os vagabundos que vão se beneficiar com ouro. Que pertence ao povo brasileiro

  7. concordo plenamente com os dois, estão PEDINDO a desocupação pois a o MINéRIO “o ouro” e um bem da união, só mente não entendo uma coisa pois o bem da união não e de todos? pelo jeito não! pois tem muita gente la que esta trabalhando, tentando mudar de vida, mas sempre tem que vir um politico moralista falando que não podem retirar os minérios pois eles são da união. creio eu que eles estão fazendo isso para retirar de todos o trabalhadores que estão la na serra para entregar na mão de grande empresario com certeza não brasileiro para ele “mamarem” em uma gorjeta generosa por baixo dos panos!!!!
    a união devia deixar de ser moralista e ipocrita e deixar os pobres dessa cidade fazer a mineração do ouro pois la na serra ele não estão UTILIZANDO produtos QUÍMICOS na serra, e outra nem adianta falar dos burrados pois tdos sabemos que não tem buraco maior quer do da mineração que tem cerca de 1 a 2 km de distancia e uns 400 metros de profundidade!!!!
    tenha uma otima tarde a tdos

  8. O BRASIL É COMPLICADO O PAIS TA PARADO GERAL, QUANDO APARECE UMA COISA ASSIM QUE ESTA BENEFICIANDO A POPULAÇÃO COM EMPREGO E RENDA AI A JUSTIÇA VAI EM CIMA PARA PREJUDICAR O POVO…ENQUANTOS MAIORIA DE POLITICOS EMGERAL ESTAO ACABANDO COM O BRASIL COM CORRUPÇÃO,AUMENTO NOS IMPOSTOS , ENERGIA , COMBUSTIVEL E DOCUMENTOS DE VEICULOS QUE ESTAO SUPER CAROS ELES NAO VEEM ISSO… O BRASIL ESTA DIFICIL DE MORAR DE SE VIVER O POVO NAO ESTA AGUENTANDO MAIS E AINDA VEM UMA MERDA E DIZ Q A DILMA É BOA….AGORA O POVO DE PONTES E LACERDA ESTA MELHORANDO POR TER ESTE GARIMPO ESTA TENDO RENDA O MUNICIPIO COM EMPREGO AO POVO LOCAL… AGORA VEM O GOVERNO QUERENDO FECHAR…BRASIL PAIS DE TOLOS….KKKKK

Deixe uma resposta