Polícia Federal prendeu 4 homens com R$ 460 mil no garimpo em Pontes e Lacerda.

2

Ao todo, seis pessoas já foram detidas na região da Serra da Borda, a Exploração de ouro na área foi decretada ilegal pela Justiça Federal.

A Polícia Federal (PF) prendeu na tarde desta sexta-feira (23) mais quatro homens suspeitos de exploração ilegal do garimpo da Serra da Borda, localizado na região do município de Pontes e Lacerda. Eles foram presos em posse de R$ 460 mil, dinheiro que teria relação com comercialização e extração ilegal de ouro encontrado na jazida. Os quatro deverão responder por crime ambiental e crime contra a ordem econômica, segundo o delegado Jesse James de Freitas.

O garimpo na Serra da Borda passou a ser explorado há aproximadamente dois meses, mas aJustiça Federal determinou o fim da extração de ouro no local na última segunda-feira (19)por não existir a devida autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM). Segundo a Justiça, a área deve ser evacuada, inclusive com uso de força policial, caso preciso.

O prazo dado pela polícia para que todos deixassem a área expirou na quarta-feira (21). Agora, os governos estadual e federal planejam uma operação para a retirada dos garimpeiros, mas acessos à região já foram fechados por policiais, resultando na diminuição significativa do número de garimpeiros na serra.

Contando com os quatro presos na tarde desta sexta-feira, até o momento a PF prendeu seis pessoas na região. Na quinta-feira (22), um homem foi preso com 33 gramas de ouro e encaminhado para a Cadeia Pública deCáceres, a 250 km da capital. Já na manhã desta sexta-feira, um outro homem foi detido com sete gramas de ouro. Ele foi encaminhado para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Pontes e Lacerda.

A PF e a Polícia Rodoviária Federal têm feito patrulhas na região para monitorar o movimento de pessoas e inibir a entrada no garimpo, bem como para instruir os garimpeiros já presentes a desocuparem a área voluntariamente. Entretanto, ainda há registro da chegada de pessoas à região da Serra da Borda. Nesta sexta-feira, cinco pessoas do estado do Amazonas desembarcaram no local e mais dois grupos daquele estado também são esperados.

fechamento das estradas

Enquanto isso, os governos federal e estadual estão preparando uma operação de retirada do contingente de garimpeiros, estimado nesta sexta-feira entre 350 e mil pessoas. O governadorPedro Taques (PSDB) solicitou ao governo federal a presença da Força Nacional de Segurança. Ainda não há confirmação da chegada dos militares nem uma data para o início da operação. O estado deverá atuar na operação com suporte à ação federal e também devido aos desdobramentos da situação nos aspectos de segurança pública, ambiental e social.

unnamed

OUTDOOR-MACEIO-OK

G1MT

Compartilhar

2 COMENTÁRIOS

  1. Pior quer er hor eu estou afim de ir lá hor quem tiver afim de um parceiro para ir lá qualquer coisa me manda uma mensagem que a gente combina tá qualquer coisa a gente fais um desviu blz aguardo…..

Deixe uma resposta